sábado, 2 de julho de 2011

Das comparações Brasil x Itália

Sempre fiz duras críticas a alguns maus hábitos de higiene italiana como o fato da mesma mão que pega o pão também recebe o dinheiro no caixa da padaria. Esta semana, no entanto, eu fui chamada a atenção pela falta de higiene brasileira com a venda de carnes. Uma italiana falava do seu amor pelo Brasil, do clima, das pessoas, da alegria etc., mas não deixou escapar que ficou horrorizada de como a carne é exposta nos mercados (feiras). Ri e concordei. É o tipo de coisa que não dá para dizer que não é bem assim.

É isso mesmo, no Brasil as pessoas compram carne nas feiras aonde moscas sobrevoam, tem poeira de tudo quanto é lado, gente passando de baixo para cima e ali do lado ainda tem porco, pato e galinhas vivas para serem vendidos. Sem contar que o chão em volta é uma nojeira. Nem quis explicar que no Brasil existe o hábito de lavar a carne antes de prepará-la. Do lado de cá ninguém ia entender isto visto que o controle de higiene, com as carnes, é altíssimo, as pessoas compram a parte que desejam prontos para o preparo. Explicam que lavar a carne antes tira o gosto.

Alias, o preparo desta comida é algo diferente do que conhecemos no Brasil. Nada de colocar sal ou algum tempero antes para pegar sabor. A carne por estes lados não são saborosas como as nossas, talvez venha daí a despreocupação em não lavá-las antes do preparo, e aqui se gosta de sentir o gosto delas. Então, um simples bife é colocado na panela com pouquíssimo óleo para uma cotura breve, nada de tostar, quase ao sangue e somente quando está no prato é que coloca sal e temperos. Para dizer a verdade eu gosto.

Já que estou falando de comida, semana passada fiz bruschettas de pomodoro e basilico. Boooommmm. Também fiz brigadeiro para o aniversário de um dos meninos que trabalho. Fui aplaudida pela delícia preparada.

Hoje, depois de voltar da feira, preparei meu almoço: sardinhas assadas (com um fio de azeite, orégano e sal) e batatas com salsinha. Como fruta, melão.

E agora é descansar um pouquinho, esperar o sol abaixar e ir ver o Saldi, nada mais é que a liquidação que todas as lojas fazem para queima de estoques, que começa hoje. Tem data para começar e acabar. É a época justa para comprar aquilo que estava com os preços nas estrelas.

Se fosse para resumir o que sinto neste momento eu diria: Amo muito tudo isso.

Ciao a tutti e a doppo!

2 comentários:

Eudes disse...

Deu uma fominha.... Agora gastar, jamé....kkkkkkk

Bj, graxinha

Depois dos 25... disse...

Quando você vem para o Brasil??? Era por agora, não é??? Quero te encontrar!!!

Beijos