terça-feira, 6 de março de 2012

Em terras brasileiras

                                                       Praia da Costa, Vila Velha.

Sumi e o motivo é mais que justificável: estou curtindo o meu Brasil por alguns meses.
.
Voltar é interessante. Agora observo a minha cultura com novos filtros. O que absorvi lá fora influência na minha percepção. Antes de vir, me preparei para o que todos me falavam: o choque do retorno. Para alguns seria difícil pois veria tudo de forma negativa; para outros, o Brasil seria a minha rendição na terra. Preferi fazer  como faço na Europa: ser crítica sem perder a beleza diante dos meus olhos. 
.
Estar com a família é ótimo. E isso me faz repensar no conceito casa. Hoje significa o lugar onde vive aqueles que eu amo. Os paparicos são grandes, além das brincadeiras. Fora ter a alegria de ver a minha cachorrinha me reconhecer no primeiro assovio feito ainda do lado de fora de casa.
.
Descobri que não gosto de alguns tipos de comida que antes eu amava. Aliás, sinto que não me satisfaz. Mas como é bom entrar na cozinha com cheiro de manga. Comer abacaxi, banana prata, mamão papaya, graviola, carambola e outras frutas é quase um pulo ao paraíso.
.
E sentir o carinho dos amigos é algo indescritível. Parece que o tempo para. São abraços e sorrisos que me faltam na vida italiana. Até os que foram morar fora do Brasil, há tantos anos, estão aqui outra vez. E assim eu vou comendo sushi, churrasco, pastel de vento, frango a passarinho acompanhados de sucos naturais. As noites são longas ao som do balanço das ondas do mar.
.
E o mar? É o meu analista. Passear pelo calçadão observando a areia dourada, a movimentação, as crianças brincando, o picolé da Ajellso, a deliciosa água de coco são as minhas diversões quando não quero fazer nada e me sentir em paz.
.
Muita coisa sendo colocando em dia, resolvendo alguns assuntos importantes. Existe o momento de stresse, quando esqueço que algumas coisas não funcionam como lá fora. Fico com raiva, brigo e vejo que em qualquer lugar há o bom e o ruim.
.
O post é um alô simples. Aos poucos escrevo as transformações que tenho observado neste período.
.
E, para finalizar, alguém ainda me acompanha?
.
Aquele abraço!

4 comentários:

Tito Coccorese disse...

Eu to dentro e seguindo sempre!!! Bem vinda de volta ao² (ao brasil e ao blog)... Baci

Nina disse...

Suco natural!!!! disso eu tenho saudade :-)

curta mesmo menina.

Celia disse...

Acredito que voltar da sempre um pequeno choque em todos nos. Sinto isso mesmo quando vou de férias ao Brasil. As diferencas sao enormes mas...o carinho, os abracos, as atencoes a beleza tudo isso é muito bom e gratificante quando estamos ai no nosso Brasil. O negocio é aproveitar sem fazer comparacoes. Aproveite bem os dias ai. Boa semana. Bj

Celia disse...

Posdso imaginar sua alegria em retornar ao Brasil. Tambem sinto isso tudo que vc falou. É gostoso está com a familia, amigos, comer as delicias dai. claro que muita coisa é diferente mas...vale a pena. Bj