segunda-feira, 22 de junho de 2009

As quatro estações do ano

No Espírito Santo eu sempre brincava que tínhamos somente duas estações: a Pedro Nolasco (ferroviária) e o verão. O inverno era tímido, exceto nas montanhas. Quando chegava aos 18°C, era motivo de usar casacos de la, botas e querer tomar chocolate quente. A primavera era, para mim, um pouco difícil de identificar. Num lugar onde se tem flores o ano todo, não se pode dizer que é a estação em que estas aparecem. Ok. Eu identificava pelas trepadeiras que floriam nesta época, e . Outono, apenas o clima era mais agradável.
Aqui, no Bellpaese, as estações são definidas. Fáceis de identificar. Sente pelo clima, pela transformação da natureza e pelo humor e saúde das pessoas.

Vamos por parte e com fotos:

Inverno – Somente depois de 8°C se pode dizer que esta realmente frio. Antes disso é fazer graça. Nesta época surgem as gripes. Os telejornais falam de uma onde de vírus mais perigosa que nos anos anteriores, os hospitais se preparam para receber pessoas com a famosa “influenzia” (gripe ­+ febre). Pelo que entendi, os sintomas são como os da dengue. Pela maldição, um dia todos tem a ingrata experiência de ser internado por causa da dita. Os dias são curtos e às 16h já começa a escurecer.



Primavera – O clima è agradável sempre em torno de 18-24°C. As flores nascem com uma força como jamais tinha visto. Abro um espaço para falar dos botões de rosas e diversidades destas. Até então eu pensei que tinha apenas um tipo, aqui descobri a gama de variedade. Os mercados de flores são de apaixonar. Copos de leite, que aqui são chamados de callas, tulipas, girassóis, rosas, Íris, entre tantas outras, formam um colorido espetacular aos olhos.

Verão – Como toda parte do mundo, eu acho, è o ponto alto com 28-40°C. As cidades, exceto as do litoral, ficam vazias nos finais de semana. Quase todos vão para a praia ou montanha. Em Agosto os italianos estão de férias. Os negócios são fechados. Portas baixas mesmo! Tudo è mais caro. Nas cidades turísticas, é mais fácil achar um estrangeiro que um italiano. Sorvete, coquetel e muita água mineral ajudam nesta época. Os dias são longos e somente findam após às 20h30. E, para comer, muito peixe e frutos do mar. Mammamia, como eu amo muito tudo isso... rs


Outono – O clima mais agradável, com ventos frescos vindos dos Alpes, permitem que a vida volte ao normal. As folhas começam a cair e a natureza começa a se preparar para tirar férias. As cores são amareladas com o por do sol acontecendo mais cedo.

2 comentários:

LuLu disse...

Que descriçao LINDA!!!
Adorei! Até o extremo inveno que eu detesto ficou romantico! hehehehehe..
Voce anda muito sumida.

Beijo, querida.

Designada disse...

Essa das estações do ES foi ótima... é desse jeitinhho!