domingo, 20 de fevereiro de 2011

Culinária italiana

Já falei varias vezes da cozinha italiana que eu amo. Para quem está do outro lado do Atlântico e nunca esteve por aqui não vai entender a minha paixão pela culinária deste país. Dizer que a França e Itália tem alta gastronomia é chover no molhado, frase feita. Até porque não são todos que gostam de comer algo com um gosto sutil como é a grande parte dos pratos. Tantos preferem algo mais marcante com mistura de temperos e que resulta numa “Marquesa de Sapucaí” na boca. Nada contra, eu também amo mas sou uma curiosa e aprecio tudo o que é bom.
.
Por diversas vezes encontrei brasileiros fazendo turismo na Bota e estavam escandalizados porque só tinham comido mal. Uma desilusão total. Outras vezes vi alguns falando mal da comida “sem gosto”, da pizza “sem recheio” ou com “verdura” etc. Aonde erraram? Os do primeiro grupo pecaram por, ao planejarem as suas viagens, não estavam atentos em descobrir em qual lugar comer, procurar dicas de bons restaurantes e saber qual a comida típica de cada região. Por exemplo, não é porque você esta na Itália irá comer uma boa pizza em Venezia. Aliás, nesta cidade só se come bem quem a conhece realmente para saber onde estão os restaurantes não turísticos. Mas a questão não é somente Venezia. É em qualquer lugar. Eu mesma, morando há três anos aqui, vou ao posto justo para tomar um bom caffè arábica, comer uma pizza, bruschetta, um baccalà alla Vicentina, ou sarda al suor e via!(= e vai!). O secundo grupo erra porque vai para outro país sem estarem abertos ao novo. Então comparam tudo e, claro, a referência Brasil acaba sempre ganhando.
.
Pensando nisso, e nos meus leitores de cinco pessoas, vou criar um novo marcador Culinária. Aqui vou falar sobre pratos regionais, características particulares, curiosidades, da benedetta dieta mediterrânea, receitas e coisinhas que como por ai sempre com algum tipo de informação pois isso vai sempre bem.
.
E, para começar com o pé direito vou ensinar um prato simples, ótimo para o verão e que vai benissímo acompanhado de um vinho frisante ligeiramente frio. Aos que amam camarão eis o “Spaghetti con gamberi ao pomodoro”.
.
Para uma pessoa:
80g de espaguete
6 camarões grandes (podem ser inteiros ou limpos)
6 tomates cereja cortados ao meio
1 dente de alho cortado ao meio
50ml de vinho branco
80ml de molho de tomate (melhor o feito em casa)
Azeite de oliva extra virgem (o suficiente para dourar o alho)
Sal, pimenta do reino, folhas de manjericão picadinhas

Modo de fazer
Em fogo baixo coloque numa panela larga o azeite e o dente de alho cortado ao meio. O deixe amolecer sem fritar. Acrescente o camarão e o faça dourar levemente. Acrescente o vinho branco e o deixe evaporar. Quando não houver mais resquício do vinho, meta o molho de tomate e os tomates cereja, o sal e deixe cozinhando por uns 5 minutos. Depois, jogue fora o alho e separe a parte os camarões e os tomates cerejas que estarão bem teneros. Coloque o espaguete, já cozidos em água salgada, neste molho, acrescente um pouco de pimenta e manjericão. Coloque num prato plano e, por cima, os camarões e tomates de forma ornamental. E ...buon appetito!
.
Obs.: para ficar mais bonito (porque os olhos também querem a sua parte) eu coloquei um pouco de queijo mole no meio do “ninho” de espaguete com os camarões em volta.


2 comentários:

Elvira disse...

Claudia.

Eu adoro a culinaria italiana.
Não tem jeito: toda vez que vou para a Italia eu engordo uns quilinhos.

Bjs.
Elvira

Jane disse...

Claudinhaaaaaa! Estava eu tambem a pensar em voce! Adorei sua visitinha! rs E adorei essa receita tambem! E que bom que a cirurgia deu certo. Nossa, tanta coisa acontece em tao pouco tempo, ne? Beijos!