quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pobres....

Ontem um senhor me pediu esmola no centro de Treviso. Por frações de segundos me lembrei do Brasil e a situação de tantos que mendigam pelas ruas. Depois prestei atenção naquele homem. Dizia ter 97 anos e precisava de ajuda para se sustentar. Algo nele era diferente. Ele tinha porte elegante. Embora vestido de forma simples sabia vestir bem. E usava um Rayban Aviador. Dei algumas moedas. Segui meu caminho mas continuei olhando para trás para ver se alguém mais dava alguma coisa. Todos eram indiferentes. Doeu meu coração ver aquela cena.

Mais tarde, ao contar o ocorrido a uma conhecida, fiquei sabendo que aquele senhor foi um homem muito rico na cidade e que perdeu tudo (algo relacionado aos filhos) e que hoje vive de ajuda da prefeitura.

Não sei que tipo de pessoa ele foi. Fernanda Young, com suas declarações controversas, certa vez disse a velhice beatifica as pessoas, independente do mau caráter que foi durante toda a vida. Não estou dizendo que aquele senhor foi uma péssima pessoa, o fato é que fiquei sensibilizada com a situação dele como se tivesse sido uma pessoa boa toda a vida.

Pedir dinheiro aos outros coloca o ser humano numa postura inferior, de dependência. Ao vir para a Itália imaginei que não veria mais estes episódios. Ledo engano. Aqui também se vê estas cenas. Passei o dia com a imagem na cabeça.

Nenhum comentário: