quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Então é natal!!!

Nunca comemorei a data. Ok, não sou anormal apenas fui ensinada sobre o verdadeiro sentido do Natal e por isso nunca entrei no clima capitalista que aflora na data. Em minha casa, quando eu era pequena, para que eu não me sentisse em disagio em relação aos presentes de outras crianças, meus pais sempre me compravam um regalo. Como não havia a história de papai-noel, o mimo era escolhido sob minha supervisão, sempre antes do dia 25, e entregue ali mesmo na loja. Afinal de contas, eu não poderia correr o risco de ganhar uma saia ao invés da minha Barbie! Porque, pais são sempre pais e isso significa que a falta de senso já inicia na infância dos filhos. Bem, e se eu não comemoro o Natal, por que estou falando do assunto? Porque eu gosto da decoração natalina e, também, porque aqui na Itália este clima no comércio inicia no primeiro dia de Dezembro. Então vamos por partes. Lembro que no Brasil eu iniciava a desejar boas festas, aos meus clientes, no mês de Novembro. Eu sempre levava um susto quando isso acontecia. Era o alarme interior lembrando que era época de rever o ano. Antes, no mês de Outubro, já era possível encontrar os shoppings com decorações natalinas. Abre parênteses. Nunca entendi esta história de papai-noel com a tradicional roupa de veludo vermelho em nosso natal tropical. Por que num país aonde se usa tão pouca roupa não coloca o velhinho de calção! Fecha parênteses. Voltando para a decoração. A cidade onde eu moro é muito antiga. O centro é um antigo feudo e, antes disto, foi um forte romano. Bem, as características medievais são o charme das pequenas cidades italianas. Pois bem, a prefeitura enfeitou as ruas com luzes. Qual a novidade? Nenhuma. Mas é simplesmente lindo e diferente do que eu via no ES. Vou tirar uma foto e depois coloco no blog para vcs (ops, como sou otimista ao imaginar vários leitores). Com a crise financeira, este ano tem menos luzes que nos anos anteriores.Outra coisa bonita são as vitrinas das lojas. Como aqui neva, sempre tem uma vitrina com os mágicos flocos de gelo.Bem, mas o que tem me chamado a atenção na TV são as propagandas de perfumes que, neste período, simplesmente triplicaram. A TV italiana é fraca em todos os sentidos. As publicidades, ídem. Porém, quando se trata de divulgação de uma fragrância de Dolce&Gabbana, Dior, Cartier e outros, o assunto muda de película, cor e protagonista. Vejam alguns filminhos para vcs terem idéia do que falo.

THE ONE MAN - Dolce&Gabbana (com o merevigloso Matthew McConaughey). http://www.youtube.com/watch?v=X1nfgcTUg7s

THE ONE WOMAN - Dolce&Gabbana (com a poderosa Gisele Bundchen). Detalhe: estou apaixonada por este perfume. Perfeito.http://www.youtube.com/watch?v=HMWofLZ6gH8

Jadore - Dior (com Charlize Theron)http://www.youtube.com/watch?v=Awf_8urofEY


Bem, é isso. Ariverdeci!

Um comentário:

Raquel Magalhães Reis disse...

ei moça!!!
os ares natalinos de sampa tb são beeeeem diferentes dos do ES... quase europeus esses ventinhos q sompram por aki! rs

bjos natalinos!