domingo, 9 de maio de 2010

A realidade do sonho

Apesar do pouco numero de comentários que o blog tem eu recebo uma quantidade razoável de e-mails perguntando sobre a Itália. Já observei que as pessoas sonham os meus sonhos ou, na hipótese mais justa, têm sonhos iguais aos meus. Afinal, conhecer o mundo é uma vontade de grande parte das pessoas. Aí eu fico pensando, será que quem me lê imagina que neste meu mundo nem tudo é sonho?

.

Sou a pessoa mais indicada para responder e posso dizer que não. Ir para outro país, conhecer outras pessoas, viver novas experiências, ver o mundo com os próprios olhos já deixou de ser sonho para mim transformando-se numa realidade. E este tem os seus altos e baixos como em qualquer lugar no mundo na vida de qualquer pessoa. Pensei muito antes de começar o assunto que quero abordar neste post. Não ia fazê-lo pois inclui em abrir muito a minha vida. Porém me sinto no dever de falar do outro lado da moeda.

.

Em alguns posts passados tenho falado sobre problemas que tenho enfrentado. Para ser mais exata trata-se do renovo do meu permesso. No início deste ano eu o perdi da forma mais seca possível. Procurando fazer o certo, fui a Questura para saber sobre o andamento do meu processo de renovo e saí de lá sem os meus documentos provisórios e com uma carta que dizia que tinha que sair da Itália em 15 dias ou fazer causa. Naquele dia, voltar para casa foi difícil. As lágrimas banhavam o meu rosto e eu não conseguia me concentrar no caminho que tinha que fazer. Me sentia como se estivesse em um filme e este era rebobinado de uma hora para outra. A possibilidade de voltar para o Brasil de forma inesperada me desesperou. Para completar a cena, tinha mudado de cidade e não tinha trabalho.

.

Em duas semanas precisei arrumar um advogado e pagar a primeira parte do processo o que significa que o dinheiro que eu tinha para me manter até arrumar um emprego foi todo numa só tacada. Voltei para a cidade que morava antes, arrumei um emprego e fiquei esperando o resultado do processo que parecia ser longo. No último dia seis foi a primeira audiência que foi bastante positiva para mim. Terei uma outro no próximo dia 10 que será definitiva. Tudo isso aconteceu nos últimos três meses. Neste período emagreci de nervoso, perdi sono, pela primeira vez senti tanto medo que precisei de colo (e tive) e chorei muito.

.

O resultado está encaminhando de forma positiva mas eu sei que poderia ser o contrário. Poderia ter pego o dinheiro que tinha e voltado para o Brasil. Com saudades de casa, cansada de algumas pequenas coisas que me aborrecem na Itália e, com esta última, me sentindo pior que uma criminosa com carta convite para sair do país, eu tinha bons argumentos para voltar. Por que não o fiz? Porque eu me arrependeria se não tentasse permanecer na realidade do meu sonho. Hoje eu tenho escolhido o que viver. Aprendi, ao longo dos anos, que a minha felicidade depende somente de mim e que sou feliz aqui fazendo o que eu faço. Voltar ao Brasil significaria responsabilizar os “vigili” italianos, que erraram no meu processo (e quem está pagando sou eu), pela infelicidade de não continuar naquilo que sempre batalhei. Ser responsável pela minha felicidade me faz olhar de forma séria para mim mesma e não deixar passar batidas as oportunidades que aparecem. Isso não é egoísmo nem arrogância, é amor próprio.

.

Para concluir, deixo um recado para quem quer viver a tão sonhada experiência internacional. Cada experiência é única e varia conforme o filtro pessoal de cada pessoa. Por isso, é um prazer dividir meus sonhos com você mas se é o que quer para a sua vida saiba que na realidade do sonho existem tantas dificuldades como na sua vida aí no Brasil.

.

Ciao e arrivederci!

.

Ps.: No post anterior prometi fotos de Trieste. Infelizmente tentei postar algumas mas o blog nao deixou, desconfigurou tudo. Entao, sinto muito e fica para outra oportunidade. Estou pensando em criar um album somente para fotos. Vamos ver.

2 comentários:

Michelle disse...

Parabéns pelo post, gostei muito! Acho que dificuldades e problemas todos temos e em qualquer lugar do mundo. Cabe a nós descobrirmos qual o local que somos mais felizes com todos esses problemas! Tudo na vida é escolha!! Saluti.

Dentro da Bota disse...

Realmente, cada experiencia é unica.... mas é muito importante ter claro o contexto economico e social de cada pais antes da "aventura", principalmente para quem quer morar!

Tanti saluti!
Gi, Roma