sábado, 12 de fevereiro de 2011

Higiene italiana!


No Brasil o chuveiro é o astro rei do banheiro. Na Itália é o bidê. Como? Isso mesmo. Aquele vaso que tem uma torneirinha igual o que tem na casa da sua tia-avó que mora lá no interior de Minas. Lembrou? Pois então, no banheiro italiano não falta esta peça visto que o povo tem o bom costume de lavar-se depois de fazer suas necessidades fisiológicas. Para nós que somos acostumados a pensar no europeu com povo sujo e que não toma banho aí vai uma bela lição de limpeza e saúde corporal. O quê? Você acha que o papel higiênico limpa realmente? Então procure um proctologista para ele te explicar a diferença entre um e outro. Logo, logo você muda de idéia. Ah, tem as famosas duchinhas! Então podem me explicar porque antes de tomar banho na banheira se faz uma ducha primeiro e para lavar o ânus, ou bumbum se achar mais gentil, o sujeito acha que o vaso sanitário, aonde ele terminou de fazer as necessidades básicas, é limpo o suficiente para fazer a tal higiene?
.
Lavar as “partes” no bidê é cômodo. E isso movimenta uma indústria na Bota. Seguindo a este costume vem associado às vendas dos sabonetes íntimos e toalhas em tamanhos específicos que ficam dependuradas em posto próprio (se você estiver vindo para cá e for à casa de um italiano, cuidado para não secar as mãos na toalha errada, viu!).
.
O que me encanta são os sabonetes líquidos que são encontrados com diversos convenientes a mais. As escolhas vão mais pelas outras finalidades que o simples limpar, claro. Assim existe a opção que controla o Ph da vagina, o refrescante, o purificante, o controlador de odores, o amaciador (!) etc. Confesso que viajo na frente da prateleira. Tem para homens e mulheres.
.
Aì eu fico pensando: é necessário mesmo ver o mundo com os olhos para que a ignorância caia por terra. Afinal, cresci num país que se gloria de tomar banho todos os dias e acreditar que o europeu é sujo e não toma banho. Então, quem é mais higiênico: o brasileiro que (dizem) toma banho todos os dias, mas tem o r¨%*# sujo pois apenas passa o papel ou o italiano, que embora não use o chuveiro todos os dias, lava as partes íntimas além dos pés, axila, braços e rosto?
.
Ah, só para não deixar passar em branco: nas casas italianas os banheiros têm janelas! Isso mesmo, JANELAS. Nada daquelas entradinhas de ar minúsculas como somos habituados. Independente de ter mandado um defunto na descarga abaixo você não sente o constrangimento de outra pessoa entrar no banheiro e encontrar aquele odor pavoroso. Simplesmente se abre a janela e deixa circular o ar.
.
Ciao a tutti!

8 comentários:

Elvira disse...

Oi Claudia.

Na minha casa nao tem bide mas sempre que estou em casa eu uso a duchinha.
So' com o papel não dã. Me sinto suja.

O post foi inusitado mas eu gostei bastante.

Bjs.
Elvira

Mala ou Mochila disse...

Oi Claudia, acabei de conhecer seu blog. Muito bom vc dividir suas impressões e experiencias daí!! Moro na Irlanda e acho que nunca nem vi um bide aqui. Janela em banheiro tb e quase inexistente.

Os irlandeses sao apaixonados por aquelas baby wipes, que sao os lencos umedecidos de bebe...

beijo, ju

Anônimo disse...

ENTÃO E NA CASA DE EUROPEU RICO, MORO NA EUROPA ITALIA E MINHAS AMIGAS ME PERGUNTAM PORQUE TOMO TANTO BANHO E SOU CHEIROSA, ELAS TEM DENTE AMARELÃO E TOMAM UNS 3 BANHOS POR SEMANA, NUNCA VI ISSO NA CASA DE NINGUEM, OU DEVE SER PARA LAVAR SO LA MESMO PQ CHUVEIRO NA EUROPA NAO FAZ SUCESSO!

Anônimo disse...

Anonimo m razao
Tb moro na italia
O bide eh substituido pela ducha eles acordam e lavam as partes intimas lah e as axilas na pia. Banho mesmo as x 1 x por semana. O bide eh de manha e nao dpois de fazer coco...tb soh escovam os dentes de manha e fio dental por milagre se encontra nos supermercados
Entre outras coisas q se vc soubesse vc nao beberi cafeh na casa de um deles...pior eh eu ter de aguentar isso!!!!

SORAYA disse...

Eu,Soraya, graças a meus pais, que desde quando eu e meus irmãos saímos das fraldas,fomos ensinados a fazer a higiene do ânus, no bidê, após evacuarmos.Digo, bidê novinho, com uma pressão forte de água que chega a uma altura de + ou - 1 metro e 20 cm de altura, e torneira de cruzeta, fácil de abrir. Todas as pessoas que entram para nossa família, como os maridos e esposas, antes de casar aprenderam essa maravilhosa higiene! Aprenderam e lamentaram terem ficado tanto tempo passando "papel higiênico", o qual não limpa,fatalmente ficando com algum dêdo ou unha suja, até mesmo aquela mancha de fezes que as pessoas até apelidaram de "freiada", nas calcinhas e cuecas! Que coisa mais triste! Fico impressionada com uma pessoa que tem nôjo de imaginar fezes caindo dentro de um bidê, sendo que a mesma vai embora com a água e a pessoa nem precisa chegar a mão perto do ânus. O bidê é ergonômico,a pessoa não precisa torcer o corpo para se higienizar, pois, mesmo quem usa o "chuveirinho" tem que chegar com a mão perto do ânus e "torcer" o corpo. Sou fisioterapeuta e quando ensino aos meus pacientes a instalar um bidê,logo que começam a usá-lo, me agradecem! O idoso não consegue fazer a higiene íntima, lambuzando com o papel e nem mirando a duchinha, devido já a dificuldade em "torcer" o corpo.Quando instala o bidê, toda a família passa a usá-lo, depois me agradecem! Quem usa o bidê,além de ficar limpinho, usa a mão apenas para abrir a torneira! Existem pessoas que dão a desculpa de espaço no banheiro, então digo: reduza a pia para bem pequena!Tire o box! Jeito tem, é só querer!Obs: De que adianta tomar banho e o fiofó continuar sujo? Com todo respeito ao eleitor. Soraya.

Louise Morena disse...

Morei na Inglaterra e o problema lá seria a falta de banho mesmo. É igual por toda Europa. Não tem bidê, mas não faria muita diferença. O povo está acostumado a um banho de QUATRO minutos pela manhã e só. Não tomam banho antes de ir para a cama. MESMO que seja para transar com outra pessoa. Um advogado conhecido nosso, disse que levou dois meses para fazer a namorada inglesa tomar banho antes de ir prá cama... depois desistiu!
O cabelo deles cheira ranso... O corpo cheira ranso.... É CLARO QUE HÁ RARAS EXCEÇÕES! Mas como o nome diz, são exceções.... infelizmente.
Tenho uma maiga que o marido é itliano e ela "adestrou" bem o menino anes de casar: chuveiro e banheira todos os dias. Agora, além de lindo e inteligente, ele também é cheiroso!!! Mas ela conta que as mulheres lavam os cabelos na pia do banheiro para não ter que tomar banho! Lavam as axilas também! Ééééé.... bem coisa de europeu mesmo.....

Unknown disse...

Já conheci italiano que tomava 1 banho por semana

Rblas disse...

Eles trocam o banho de chuveiro por uma lavagem no bidê e você tá perguntando quem é mais limpo? Se poupe