sábado, 30 de abril de 2011

Minha Páscoa tirolesa

Vista da janela do trem, caminho para Brunico

Duomo de Trento

Em um dos jardins de Merano

A minha Páscoa foi ótima. Consegui reunir tudo o que eu gosto em apenas três dias: conheci uma nova amiga (Geórgia), revi outra amiga (Cláudia), juntas agradecemos a Deus por aqueles momentos, flertamos com os controladores de trem, conheci novas cidades, fiz muitas fotos (clique AQUI para ver o meu àlbum web Picasa), fiquei encantada com os Alpes italiano e fiz novos planos para minha permanência na Itália!

.

Não sei como foi o feriado de vocês, mas o meu foi maravilhoso. Aqui os dias festivos vão até a segunda-feira quando termina as comemorações com a Pasqueta. Aproveitei esta oportunidade para finalmente conhecer Bolzano, cidade que fica no Alto-Adige. Esta região é diferente das demais da Itália. Por ter sido agregada ao território bem mais tarde, antes fazia parte do império da Áustria, a cidade tem uma arquitetura completamente diferente. Alias tudo é diferente. Já pela janela do trem é possível notar as diferenças pelas paisagens tirolesas: pasto verde, uma casinha no meio do nada cercada de flores, e em volta as montanhas cheias de árvores de pinho. As montanhas são um espetáculo a parte. Do centro da cidade é possível admirá-las. No inverno, dizem, o cenário é cinematográfico. Além das paisagens que me encantaram, os moradores pareceram muito próximos e bem mais simples que os da esnobe Treviso. Várias vezes eu vi, pela cidade, habitantes vestidos com costume tirolês. O centro é pequeno, as ruas estreitas e as casas me lembravam os livros de colorir quando eu era criança. Ah, e o cappuccino é perfeito! Outra particularidade que me agrada muito são as oportunidades de trabalho que existem por lá. Diferente das demais regiões da Itália, pouco importa de onde você veio ou quem é, importa somente sua competência para conseguir um bom trabalho. Quem tem curso superior é sempre bem vindo nesta região. E a Comune oferece vários incentivos sociais aos moradores.

.

Merano e Burano – Duas cidades que vão ficar na minha memória pela beleza dos jardins. Um espetáculo. Não consigo descrever o que é aquilo. A foto do começo do post foi feito em Merano e dá para explicar um pouco do que falo. Ah, e a pasticceria é muito boa. Comi um bolo divino por aqueles lados de lá.

.

Trento – Cheguei lá achando que não iria gostar devido a opiniões de outros. Ledo engano. Amei. Começando pelo cenário já descrito anteriormente: para aonde se olha é possível ver as montanhas verdes circundando a cidade e algumas cachoeiras (juro!), a praça central é linda (é onde fica o Duomo aonde aconteceu o famoso Concilio de Trento em 1545), nível cultural altíssimo e riqueza histórica, além de uma universidade de renome. Não comi nada regional mas não importa, as lembranças mais marcantes estão na minha memória.

.

Bem, deixo a dica de quem vai para esta região. É possível fazer tudo em três dias. E para as mulheres deixo uma dica-colírio: prestem atenção nos controladores de trem desta região pois são LINDOS! Beleza de limpar os olhos e fazer sonhar.

.

E como foi o seu feriado?

.

Ciao a tutti!

5 comentários:

Elvira disse...

Oi Claudia.

A Páscoa por aqui foi bem tranquila.
Fizemos um jantar em família, no sabado, e deu para descansar bastante.

Bjs.
Elvira

Camila disse...

Entao quer dizer que a "beleza" esta dentro e fora dos trens? hummmm.... rsrsrsrsrs
Beijos amiga

Jane disse...

Eu ate entendi os seus planos de permanencia na Italia e dou o maior apoio! Deve ser a influencia germanica na cultura, ne?

Fico feliz por voce ter passado um bom feriado. O meu foi otimo tambem. Da proxima a gente se encontra! Bjo

Mariza disse...

Amiga, tenho que te pedir mil desculpas, né?, e mesmo assim me sentirei uma irresponsável com você, pessoa tão rara em minha vida. Chegou de mansinho, com seu jeito meigo e ao mesmo tempo tão determinado, e conquistou meu coração... Li que vc foi embora daqui a 3 anos. Meu Deus... o tempo pra mim parece um relógio descontrolado. Acho que é por isso que não tenho mais estas peças - pelo menos não as vivas, com baterias - em minha casa. Bom... resta eu pedir ao tempo para que a traga de volta, assim como a levou para outras bandas. Beijos capixabas e outonais, Mariza

Jane disse...

Ah eu tambem fiquei chateadinha... Mas nao se preocupe, estamos decididos a voltar à Itália várias vezes! rs
A câmera é a Nikon D60. Já está fora de linha, mas é super boa!
Cinque Terre é demais, mas agora eles cobram entrada para entrar no parque. E fuja da alta temporada, porque a Manu falou que fica muito lotado.