segunda-feira, 23 de maio de 2011

Festa para os olhos e manjar para o paladar

Viver num outro país não é apenas a forma mais fácil para imersão de uma nova língua, mas de toda a cultura local. E se tratando da culinária, é preciso realmente viver como um nativo da região para descobrir as delícias do quintal que muitas vezes não fazem a festa em nossa mesa. Claro que nem tudo que é bom numa região vai ser boa na outra. Diz o ditado que o “sol nasce para todos”, mas a forma como ele incide sobre cada terreno, a qualidade da terra, a abundância ou escassez da chuva etc. vai interferir diretamente na qualidade de um produto. Por isso que o abacaxi, a banana, o mamão e a manga são mais saborosos no Brasil que na Europa. Porém, ao vir por estes lados de cá, abra a tua cabeça e dê uma oportunidade para algumas verduras e frutas que aqui fazem a alegria numa refeição. Acredite, são verdadeiros deleite ao paladar. Vamos aos “causos”:

Pimentão: Esqueça o gosto ácido daqueles que existem no Brasil. Aqui eles são doces*, saborosos e são comidos crus nas saladas, grelhado, refogado, recheado, frito, em conserva etc. Os mais consumidos são os amarelos e vermelhos.

Abobrinha verde: Não é aquela coisa verde, aguada e sem gosto que conhecemos. Tem sabor próprio, é doce (!) *, com a casca crocante e pequena. O italiano é tão apaixonado por elas que até as flores são devoradas. Devo confessar, eu também amo come-las cruas enquanto vou cortando para o preparo de algum prato.

Couve flor e cenoura: idem a abobrinha. Sobre a última, são incrivelmente doces* e a cor é viva, bem alaranjada mesmo.

Tomate: A infinidade é incrível e nem sei dizer quantos são. Basta chegar numa barraca de feira para ver que tem de todos os tamanhos e formatos. Como estamos na época de tomate, a cor vermelha predomina nas feiras. São brilhantes, suculentos e doces* (outra vez). Faz-se de tudo com esta gracinha. Salada caprese faz parte da refeição neste período do ano.

Azeitona: Outra coisa acida que eu não morria de amores, até eu vim pra cá e degustei a primeira azeita preta. Amor a primeira mordida. Mas as verdes também são ótimas. Vendidas de diversas formas, já vêem temperadas conforme o gosto. As produzidas na região da Puglia estão entre as minhas preferidas.

Cerejas: Vou repetir o jargão: “Impossível comer somente uma”. Existem vários tipos. Os italianos costumam fazer festas, le Sagre, no período das colheitas atraindo grande quantidade de turistas. As minhas preferidas são as marostica, aqui da região do Veneto, e tem a tradição da sagra desde 1933. No próximo dia 5 haverá a apresentação da produção local com premiação o melhor produtor. Entre os atrativos estão a distribuição de cestinhas para os visitantes da feira. A minha gula diz que eu vou!

Figo: A fruta, que na verdade é uma flor, é tão doce* que chega a dar estalinhos nos ouvidos quando a engolimos. E tem por tudo quanto é parte, tipo manga no Brasil.

Caqui: Nunca entendi a paixão da minha mãe por esta fruta até a primeira experiência em solo italiano. Existe o caqui mole e o duro e a minha preferência é pelo primeiro. Extremamente doce*, com a casca que é mais uma membrana fina tentando proteger aquela carne mórbida e suculenta. Pronto, deveriam trocar o posto de fruto proibido da maça pelo caqui. A árvore fica linda na época de frutos, totalmente pelada e aquelas "bolas" laranjadas enfeitando como uma árvore de natal. Infelizmente vai demorar até novembro para devora-los novamente.

Melão: Tentei lembrar de uma vez que gostei de comer esta fruta no Brasil e não lembrei. Já na Bota, mamma mia, que delícia. Os vindos do sul são melhores ainda. Tem os branquelos como conhecemos no Brasil, e os de carne alaranjada, divinos. No verão é muito comum comer presunto cru com melão, é uma refeição bastante refrescante.

Berinjela: Ok, é a única coisa que não gosto mesmo. Nem aqui nem no Brasil. Acho que em nenhum outro lugar vou gostar. Ma va bene, já tem tantas outras coisas para gostar que, se esta ficar de fora, não faz mal.

*Não sei explicar o termo. Tem que vir aqui e provar!... Hahahahaha sacaniei.

.

Ciao a tuti

Um comentário:

Elvira disse...

Oi Claudia.

Conforme fui lendo seu post fui ficando com água na boca.
Os melões são maravilhosos, tão docinhos.
O sabor da rúcula também não é tão forte...

Bjs.
Elvira