sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Falar mal do Brasil na Itália, um costume entre os brasileiros


Ontem fui a um aniversário de uma amiga brasileira. Havia somente convidadas tupiniquins, com muita comida boa e altas gargalhas. A festinha feminina verde-amarelo me proporcionou momentos maravilhosos em que conheci gente nova e revi outras. Em certo momento começamos a falar do Brasil e, claro, só ouvia coisas negativas. Eu sou defensora do meu País, tenho orgulho de onde chegamos e para onde o caminho nos aponta, mas fico indignada com a facilidade do brasileiro em falar mal de nossa terra. Tenho percebido cada vez mais que independente de onde tenham vindo são poucos que os gostam realmente de ser brasileiro.
.
Vivo na Itália por escolha e tenho um “flerte” com a Bota. Apesar de não ver muito futuro para este relacionamento eu ainda insisto porque tenho me sentido realizada. Mas isso não me faz esquecer de onde eu vim, das pessoas que constroem e constituem esta Nação.
.
Como não ficar revoltada com argumentos em que é apontado somente o que é feio, atrasado, sujo e vergonhoso? Eu sempre penso: será que vivi no “País das Maravilhas e não sabia?”. Mas ontem a ficha caiu e percebi que cada um relata aquilo que passou pelo filtro pessoal de cada um.
É verdade, o meu Brasil é desenvolvido, as pessoas acordam cedo para trabalhar e dão duro, os jovens correm atrás para fazer uma universidade pois sabe que o futuro está ali, a economia esta crescendo, a comida é boa, o lugar é lindo, as pessoas são bonitas, cultas e estudadas. Utopia da minha parte? Não. Existe isso sim. Alguém pode negar? O que eu não posso discordar é que existe o outro lado negativo mas acreditar que é somente de um jeito é um erro.
.
Depois disso estou mais tranqüila. Daqui para frente, quando ouvir um brasileiro falar mal do Brasil vou escultar e concordar. Se para ele não existe nada positivo, sinto muito.
.
Volto a dizer: cada um absorve conforme o seu filtro pessoal e, acrescento, ter curso superior muda muito a visão do mundo.

Nenhum comentário: