sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Immaturi, uma comédia italiana



Ontem fui ao cinema assistir Immaturi, de Paolo Gevonese. O filme conta a história de um grupo de amigos que, por erro burocrático, após 20 anos se reencontram para refazer o exame de maturidade (tipo um Enem obrigatório para concluir o ensino médio na Itália). Com algumas rugas a mais e cabelo a menos, os amigos se vêem novamente juntos relembrando o que foi a melhor época de suas vidas enquanto vão apresentando os dilemas atuais do cotidiano. A comédia leve é recheada de piadas e situações engraçada que nos lança a uma época que a maior preocupação era passar de ano e os namoricos da adolescência. Cada personagem poderia ser qualquer um de nós. A pequena Penélope (Aurora Giovinazzo), filha da “immatura” Luisa (Barbora Bobulova), é um show a parte. Com um texto rápido e boa interpretação, a atriz oferece um dos melhores momentos no divertido diálogo com a mãe sobre quando iniciar a vida sexual. Aliás, é a menina que faz um feedback de como as coisas acontecem na atualidade. Hilário!
.
A história do filme me fez sentir saudades (ainda mais) dos meus amigos do Brasil. Como o emprego do meu pai sempre nos fez mudar de cidade, não tive uma amiga que cresceu comigo. Acho tão legal histórias sobre pessoas que começaram a amizade no jardim de infância! Pois é, eu não tenho uma referência assim. Mas eu tenho amigos que mesmo morando longe, por causa das mudanças que tive, continuaram presentes na minha vida. Sabem aquelas pessoas que podem passar o tempo e quando se reencontram é como se tivessem se visto ontem? Pois é esta amizade gostosa, firmada no carinho, lembrança e respeito, que eu tenho e aperta o coração quando me lembro delas. E com um Atlântico entre nós somente as ligações telefônicas, ou a net, para apaziguar tanta saudades.
.
Hoje, no Facebook, “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade em que elas acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Uma grande verdade.
.
Ciao a tutti!

Um comentário:

Elvira disse...

Oi Claudia.

Esse filme parece ser legal.
É uma pena que aqui em São Paulo não passem mais filmes italianos nos cinemas. Franceses até que tem uma variedade boa mas da Italia não.

O jeito é assistir a Rai...

Bjs.
Elvira