segunda-feira, 28 de março de 2011

Para a minha mãe


“A negona está branca e a gurdinha está magra!”. A frase dita por mamãe, antes do embarque, foi apenas para nos fazer rir em meio a tristeza que sentíamos na despedida. Nem parece que já passou um mês. Foi tão bom que não senti falta da net. Para dizer a verdade, adorei ficar um pouco afastada disso tudo. Neste período passeamos muito. A fiz andar tanto em Venezia que ela desistiu de ir a Roma. Prometeu que ficaria para a próxima vez em que virá com o papai. Amou Verona e as minhas amigas Debby e Elisa. Ficou encantada com Treviso. Também achou lindo os paralelepípedos em forma de arcos, as calçadas de mármore, gostou dos horários de ônibus fixados nos pontos e sendo cumpridos pontualmente, do cappuccino, da bruschetta, detestou o caffè espresso, quer continuar comendo como os italianos, aprendeu novas receitas, ficou triste em provar o gelato pois não vai poder tomar no Brasil, impressionou-se com o fato do dinheiro valer por estas partes de cá.

.

Reencontrar mamãe foi algo diferente. Já não era mais vista como a filha que deveria ser corrigida. Agora somos amigas. E como tal pude chorar na frente dela, ela conheceu minhas angustias e os desamores, me ouviu, se orgulhou de meus posicionamentos, não me criticou, me incentivou. Também riu muito, gostou dos meus abraços, que foram tantos, e dos beijos. Juntas éramos somente risos. Lembrou-me do segredo de nossa paz e descanso. Orou comigo.

.

Tenho orgulho de ser filha dela. Quem a conheceu disse-me: “sua mãe é uma senhora!” que no italiano quer dizer uma pessoa com uma postura admirável e irrepreensível. E quando eu crescer quero ser como ela! Tem apenas um dia que voltou e a saudade já é grande. Eu te amo mãe.

3 comentários:

eudes disse...

hehehehehe..... ela vai chorar muitoooooooooooooooooooooo qdo ler essas palavrinhas doces !!!

Elvira disse...

Oi Claudia.

Essas visitas são boas, não?
Principalmente quando estamos longe...

Bjs.
Elvira

Daniele/Brasil disse...

Lindo depoimento, de emocionar!!