segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ferrara, Città del Rinascimento - II

Voltando ao Castelo Estense, pela rua de trás, está o Duomo, sec. XII, que em sua fachada tem uma profusão do estilo gótico e romântico com relevos representando cenas do Juízo Universal. Na frente, dois leões em mármore rosa fazem a guarda espiritual dos visitantes. A beleza da catedral é ainda maior no seu interior com pinturas de São Pedro e São Paulo, A virgem no céu com santa Bárbara e Catarina, esculturas do século 1400 entre outras preciosidades não captadas pelas fracas lentes da minha máquina fotográfica (*).

Já em frente ao Duomo está o Palácio Municipal com seu portão imponente que possui duas colunas adornadas com estátuas. Uma do marquês Niccolò III no cavalo e, a outra, do duque Borso d’Este no trono.


Ao lado do Duomo está a Praça Trento e Trieste, antigamente chamada praça das ervas, e foi por muitos séculos o principal mercado da cidade. É interessante notar no local que tem pequenos casebres construídos como se fossem um “puxadinho”. Ao observar o lugar pensei que daqui ha 500 anos os barracos brasileiros vão ser visto como uma importante arquitetura de nosso tempo (brincadeira)! Junto a este aglomerado está o campanelo do Duomo numa torre rosa e branco que se destaca na paisagem plana da cidade.

Nenhum comentário: