segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ferrara, Città del Rinascimento - III (FINAL)

Os meus cinco leitores sabem que eu gosto de me sentir livre nos meus roteiros, apesar de serem perfeitamente planejados, e sair andando sem rumo pelas ruas e becos dos lugares. Eu gosto de me perder e me surpreender com o que está fora do script. E a parte da tarde eu usei justamente para conhecer uma Ferrara sem mapa. Foi justamente assim que encontrei uma osteria escondida enquanto andava em direção ao Palácio dos Diamantes. Pequena e quente, localizada em frente à Igreja de Jesus, o restaurante tinha um cardápio simples, mas que me serviu uma especialidade local, o cappellacci com creme de leite e rúcula. Só para explicar, o nome é este mesmo e diferencia dos “primos” cappelletti porque o recheio é de abóbora e queijo parmesão (coisa de italiano que, se muda algo numa receita então é outra coisa e tem que ter outro nome). Como se diz por aqui: ho mangiato da Dio! Para acompanhar: água fresca, merecida pois o calor era digno de solo tropical, e um caffè para finalizar (não podia faltar).

Satisfeita com a delícia da mesa local (que mais uma vez me fez associar à Minas Gerais) fui andar despretensiosamente, e assim eu descobri o gueto judeu existente desde os primeiros moradores da cidade. Fechei o olho e me senti dentro de um filme. Podia sentir o barulho das carroças passando, o cheiro do esterco e esgoto, as pessoas andando. Talvez, quem sabe, prostitutas abordando possíveis clientes, criança correndo atrás de cachorro, homem bêbado na rua. Sim, sou muito fantasiosa e isso conta na hora de fazer uma viagem como esta. Melhor mostrar com imagens e tentar explicar cada coisa. Tentar! Já ia esquecendo: Ah eu com uma Nikon D90!


Cara de quem vai voltar!
De comer de joelhos: cappellacci de abóbora ao molho de creme de leite e rúcula


Próximo ao Duomo, uma das entradas medievais da cidade.


Em um beco qualquer.




Gueto judeu

Igreja de São Paulo
.
E, pode ser que amanha faço outra viagem bate-volta. Destino: Mantova!
.
Ciao a tutti!

Nenhum comentário: