sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Il caldo italiano (o calor italiano)


Desde o último sábado a Itália vive uma onda de calor que têm feito várias vítimas principalmente entre os idosos e crianças. A sensação abafada nas cidades chegou justamente no retorno das férias o que deixa muitos italianos desesperados no momento de ir trabalhar. Para mim, um dos piores momentos é a noite para dormir. Sem ar condicionado, usando apenas o ventilador, não consigo dormir. Do pouco que consigo, é um sono que não descansa. Transpiro toda a noite. Os cabelos acordam molhados. Se alguém disser que europeu não sabe o que é o calor do Rio 40° posso dizer que está enganado. Conhecem sim. Como as paredes das casas mais antigas são largas, os ambientes internos mantêm a temperatura quente. Sem ar fresco ventilado, o jeito é fechar as janelas e manter as taparelas baixas.

Claro que a temperatura alta também serve como argumento para começar uma conversar com o vizinho. Igual em qualquer parte do mundo. A diferença é que aqui sempre termina dizendo: Vedrai che presto cominciamo a lamentare del fredo! (Vai ver, daqui a pouco começamos a lamentar do frio!). Melhor assim pois não estou mais agüentando a temperatura de 37° dos últimos dias.

E o Meteo.it traz uma boa notícia: está previsto, para amanhã, chuva e temperatura de 23°. E toda a semana com termometro abaixo dos 30°. Aleluia! Contagem regressiva para o Outono.

Baci

4 comentários:

Blog Woman Chic disse...

Em Julho experimentei um pouco desse calto na Itália.. calor insuportável..
Beijos

Aline Kis disse...

Oieee...
Obrigada pela visitinha e o comentário no meu blog!

Baci!

Continuo te acompanhando...

Eve disse...

O fato é que a europa nao foi feita pra o calor. rsrs

Bjs!

Verdadeira Italia disse...

Calor mesmo.Muito idoso sofre mais quando nao falecem pelo calor que traz disturbios de saude.

Também, tanta poluiçao,carros,industrias, fazem que a temperatura na Terra esteja mudando.Todo mundo sabe o que fazer.Mas ninguem quer porque a vaidade e o conforto nao deixam!

Boa viagem mas lembre-se.Ser turista e morar no lugar sao coisas completamente diferentes.Turista nao ve problema,nunca!