sábado, 20 de agosto de 2011

Enquanto isso


Minhas férias este ano foram bem modestas. Escolhi conhecer cidades em que eu podia fazer bate e volta e assim economizar no hotel. Fui a Ferrara e Mantova, faltando ainda Bolonha e Parma. Apesar de pequenas viagens me sinto no sétimo céu. Basta começar as pesquisas sobre o que fazer em cada cidade que já me transformo. Para melhorar meu humor, ou melhor dizendo, pra me fazer feliz, basta entrar no trem e ver as paisagens passando por mim. A sensação é libertadora. Como eu disse aos meus chefes, eu me sinto uma eterna turista na Itália.

E foi falando das minhas férias para uns jovens do bar, aonde gosto de tomar meu cappuccino, que acabei revelando ser uma jornalista no Brasil. Antes quero explicar uma coisa. Apesar de ser baby siter aqui, não me sinto uma de fato. Gosto das crianças das quais eu cuido, este trabalho é o que me mantêm dignamente mas para mim é apenas uma fase, um momento da minha vida na Itália pois eu sei que vou conseguir ir por outros caminhos profissionais, àqueles os quais em vim buscar. Dito isso, posso dizer que os dois atendentes, Sara e Niko, ficaram surpresos com aquela reveleção. E contei um pouco da minha história, de que estou aqui por uma escolha e não porque não tinha trabalho ou passava fome no Brasil, que gosto daqui, da importância de conhecer o mundo, de ir a outros lugares etc. E deixei a mensagem que é preciso sair do mundinho em que vivemos para ver o mundo com os próprios olhos e entendermos como ele é realmente grande e interessante. Acho que depois disso virei uma heroína para eles...rs!

O fato é que vendo as fotos das viagens, lembrando das sensações (e do calor) que senti em cada lugar, me veio a imagem do Bondinho do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor na minha cabeça. É, o Rio de Janeiro continua lá no fundo do meu subconciente me convidando a ir conhecê-lo. E todas as vezes que leio algo sobre a Cidade Maravilhosa eu me dou conta de como é bello ser brasileira. Fazendo um zig-zag pela net, entre um link e outro, me deparei com a proposta do site da revista 4Rodas - Maravilhosa, sete roteiros para curtir e passear no Rio de Janeiro.

Sim, ainda serei turista também no Brasil. Saudades.


3 comentários:

Juliana Rossa disse...

Oi Cláudia!
Comigo aconteceu a mesma coisa.
Teve uma época em que trabalhei em um restaurante em Verona. Depois de um tempo, eu fiz um comentário sobre o meu trabalho como jornalista no Brasil. Nossa, todo mundo veio me perguntar, curiosos pela aventura que eu estava vivendo.
Um beijo!

Aline Kis disse...

Olá...muito legal seu blog.
Eu penso como você, devemos desbravar o mundo, abrir os olhos e de fato enxergar um mundo todo bem perto de você.
Fiz um blog sobre minha ida pra Itália, passa lá...
http://alinesperanza.blogspot.com/

Baci!
Aline

Jane disse...

Ferias em Balkonia!!! Menina, tambem penso sempre em voce! Precisamos voltar a Italia qq dia e ver se esse encontro sai!

Beijo!